quinta-feira, 22 de maio de 2008

crianças-soldado

eu não posso entender. eu já não consigo ver e manter meus pés no chão. tomara que eu esteja na direção certa.

hoje vi o documentário "Invisible childrens" (Crianças invisíveis). a história se passa em Uganda, em 2003. tudo começa quando o líder dos rebeldes vê seu exército se desfazendo, porque as pessoas começaram a desistir de tomar o poder do governo.

a partir disso, começa a caça por novos soldados. eles pegavam as crianças dentro de casa e a levavam para os campos de concentração. crianças de 5 a 12 anos eram treinadas pra matar. uma delas fala que quando não via sangue sentia dor de cabeça. era uma neurose, era preciso pensar na morte pra esquecer da vida. outras falaram que quando a pessoa chorava os rebeldes a matavam, porque não queriam ninguém sentindo saudades de casa. e as crianças tinham que ser agressivas nos combates, caso contrário também eram mortas.

para fugir dos rebeldes as crianças começaram a sair de casa antes do anoitecer para dormirem na cidade, em locais seguros, onde havia policiamento. elas dormiam no chão, no sotão de um hospital. as imagens são chocantes: várias crianças espalhadas, sem espaço para esticar o corpo. elas comiam uma vez por dia e acordavam cedo pra buscar a água que seria usada.

com caneta e papel na mão a imaginação não se desprendia. os desenhos mostravam os traços do medo: armas, soldados, sangue, corpos pelo chão...

no final um menino fala para o responsável pelo filme: "espero que você não se esqueça da gente. muitos vêm pra cá e depois se esquecem. mas você tem uma fita. eu espero que você possa vê-la pelo uma vez por mês pra não se esquecer." isto é o mesmo que eu espero... que as pessoas não alimentem o próprio ego em cima da pobreza de outras. que a África não seja uma passagem, um trabalho de 6 meses. que as pessoas não se vendam através disso. e que se lembrem que pra uma árvore crescer ela precisa ser regada sempre...

* assistam o documentário
http://video.google.co.uk/videoplay?docid=3238130618744026483

* protesto contra crianças-soldado
http://www.youtube.com/watch?v=Z5YFdibmctQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário